Como é o trabalho de um Personal Trainer?

como encontrar personal trainer

Muitas vezes, a imagem, que se tem de um personal trainer, é próxima do que aparece em programas de televisão que apresentam competições para perda peso.  Nos quais homens musculosos e mulheres em roupas de ginástica  gritam sem parar com os exaustos competidores acima do peso.

Este retrato está bem distante da realidade. O personal é um profissional instruído para educar e motivar, de modo personalizado, seus alunos.  Para entender como é o trabalho deste profissional você pode acessar guias de sites de personal como este aqui, mas hoje elaboramos nosso próprio guia com os fundamentais metodos e princípios de sua atividade.

1. Discutir as necessidades e avaliar a aptidão física

O personal trainer irá, em primeiro lugar, procurar saber quais as expectativas, do aluno, para com o treino. Os desejos mais comuns são: perder peso, ganhar força e flexibilidade, melhorar a saúde cardiovascular, construir músculos ou uma combinação de todos estes. O treinador, então, avaliará seu nível atual de aptidão física,  levando em consideração suas condições médicas atuais ou restrições. Normalmente, nesta etapa, o profissional irá medir a composição corporal e verificar o peso, bem como aplicar testes de força e resistência.

2. Definir metas de  longo e de curto prazo

Em seguida, o treinador irá definir as metas a curto e longo prazo. Metas de curto prazo são fatores mensuráveis​​, como perder uma certa quantidade de quilos, tonificar partes específicas do corpo ou aumentar a quantidade de peso que você pode levantar em questão de semanas. Metas de longo são estabelecidas para um tempo maior de atividades, como a determinação de um prazo para  atingir a perda de peso acentuada, flexibilidade ou força, ou melhorar a saúde geral, em um ano ou mais e mantê-la por toda a vida.

3. Fazer planos de trabalho

O personal trainer, então, criará um plano personalizado com intuito que se alcance os objetivos de curto e longo prazo, misturando, muitas vezes, exercícios aeróbicos, como caminhar, correr ou usando passadeiras e elípticas, com o treinamento de força. Alguns treinadores podem adicionar atividades em grupo  ou esportes, como dança, aeróbica ou Pilates.

4. Mostrar como se faz

No próximo passo, após a criação de seu plano pessoal, o personal o ensinará a fazer os exercícios e acompanhará, de perto, se estão sendo feitos de maneira correta. A posição do corpo é a chave com a maioria dos exercícios, e é o trabalho de um personal trainer acompanhá-lo, certificando-se que você está fazendo os exercícios com segurança e eficácia, alterando o programa, se necessário. Um treinador também deve ter treinamentos em primeiros socorros, caso o aluno se machuque.

5. Motivar e elogiar

Um dos papéis mais importantes do personal trainer é motivá-lo a ter sucesso em seus objetivos e animá-lo a fazer o seu melhor. O exercício deve ser divertido. O treinador precisa evitar o tédio com o treino, bem como motivá-lo a continuar quando você sentir vontade de desistir.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *