Qual é o tipo do seu corpo? Como mudar seu regime para cada tipo!

motivacao academia

Basicamente, existem três tipos de biotipos, denominados e categorizados segundo o genótipo dos indivíduos. São eles: endomorfia, mesomorfia e a ectomorfia. Biotipos são características herdadas genéticamente que possuem atributos próprios e que devem ser levados em consideração quando se pretende realizar exercícios físicos com resultados que vão além do permitido pela sua genética.

Geneticamente, podemos ser uma misturas dos tês biotipos existentes, no entanto sempre existe a predominância de algum deles, o que é o seu tipo de corpo principal e com o qual o você mais se identificará. Conheça os tipos de corpo e saiba qual o seu:

1 – Ectomorfo:

Tipicamente magros, finos, com pouca gordura corporal ou massa muscular. Possuem dificuldade para ganhar peso e o crescimento de músculo leva mais tempo. Este tipo de corpo precisa concentrar seus esforços no ganho de peso muscular, com treinos pesados.

São recomendados exercícios em ritmo mais lento, com longos períodos de descanso (ou seja, pelo menos 2 minutos entre as séries), permitindo que se trabalhe com mais peso, ajudando a estimular mais o crescimento muscular. Também precisam treinar com menos freqüência, a fim de dar o seu corpo a abundância de tempo para o crescimento e recuperação. Realizar atividades físicas três vezes na semana é o indicado.

O tipo Ectomorfo precisa consumir mais calorias, de modo a ter um excedente para produção de massa muscular. O ideal é que não fique mais de duas horas sem comer. Cada refeição deve conter proteínas e carboidratos em boa quantidade.

Por ter o metabolismo muito rápido, o risco do Ectomorfo ganhar gordura corporal é baixa. E mesmo que ganhe alguma gordura corporal durante a fase de construção de massa, será facilmente eliminada assim que retornar a uma dieta de baixa caloria.

2 – Mesomorfo

Predomina o tipo com corpo musculoso, com ganho ou perda fácil de peso e crescimento muscular rápido, boa postura e simetria corporal. Tende a ganhar massa muscular muito mais rápido que a maioria das pessoas. Eles geralmente mantém o corpo naturalmente em forma, precisando apenas manter ou melhorar o que possuem. Fisiculturistas mais bem sucedidos posuem este tipo de corpo.

Quando um mesomorfo está satisfeito com o seu tamanho muscular e magreza, podem simplesmente treinar para mantê-lo, aderindo a uma dieta saudável e bom exercício cardiovascular moderado, realizado várias vezes por semana para manter a gordura corporal controlada.

O treinamento muscular para o mesomorfo pode ser realizado com cargas com bastante peso e com muita força e intensidade, atentando para o descanso e intercalando os treinos para evitar a fadiga muscular. Os exercícios aerobicos precisam de menor frequencia e intensidade, buscando a perda de gordura, mas sem prejudicar o ganho e manutenção da massa muscular.

A alimentação dos mesomorfos deve ser baseada em proteínas de alta qualidade e com menor ingestão de carboidratos. Por ter facilidade em ganhar/perder peso deve investir em uma dieta nutritiva e evitar alimentos de pouco valor nutricional, para que o apetite e niveis de energia mantenham-se estáveis.

3 – Endomorfo

Possuem o corpo com formas arredondadas, problemas para perder peso, mas, geralmente, ganham músculos facilmente. Seu maior problema é eliminar gordura corporal.

O treino inicial deve ser focado no aumento do metabolismo, não sendo recomendado o uso de cargas muito pesadas, que vão limitar o número de repetições a serem feitas. A faixa entre 10-15 repetições, com descansos rápidos, é perfeita para os endomorfos.

O ideal é realizar ao menos de 30 minutos diários de exercícios cardiovasculares, de preferência feito na parte da manhã. Esta atividade vai ajudar a queimar a gordura corporal armazenada e acelerar o metabolismo. Atividades de intensidade moderada, como caminhada rápida e andar de bicicleta são ideais.

Endomorfos precisam comer menos calorias, a fim de usar gordura corporal armazenada como fonte de energia. No entanto, também é necessário realizar de 5 a 6 pequenas refeições espaçadas durante o dia. Estas refeições devem ser baseadas em proteína magra e vegetais. O consumo de carboidratos é recomendado apenas imediatamente após a realização dos exercícios físicos.

Agora que você conhece seu tipo de corpo, aproveite para seguir as nossas dicas e potencialize seus treinos.
Para mais informações acesse:
http://www.drpuneetgupta.co.uk
https://pt.wikipedia.org/wiki/Biótopo

e assista o vídeo:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *